Ads Top

JEJUM | Um ato de devoção total a DEUS: Tipos de JEJUM.


Se você está em busca de santidade frequente na sua vida, e um desses passos para a santidade é a entrega absoluta a Deus com um jejum de sacrifício, saiba que Deus se alegra muito pela a sua decisão !

 Há algumas semanas, eu estava orando por um  relacionamento com uma garota, mas infelizmente ela decidiu por escolha própria finalizar o relacionamento, ambos estavam em um jejum voltado inteiramente para Deus, enquanto ela sacrificava o jejum tradicional de comida, á não comer carne, eu me voltei para Deus sacrificando a minha carne com aquilo o que me dava mais prazer do que a comida: A masturbação.

Outra hora pretendo contar mais sobre isso, mas hoje iremos discutir qual a visão da bíblia sobre o jejum, e quais os melhores jejuns que podem e devem ser feitos pelos jovens nos dias de hoje. 

O jejum é o ato de entrega total de algo que é bom e que agrada á sua vida, durante um período de tempo para que receba de Deus um algo melhor segundo a vontade dele. O jejum é tão poderoso, que é capaz de fazer coisas extraordinárias, tais como expulsar demônios. 

No livro de Mateus, capítulo 17, versículo 11 diz : "Há espécies que só saem com oração e jejum". 

O Jejum é um ato que deve ser feito com alegria ao senhor, um ato inteiro de entrega de vida, e renuncia dos prazeres carnais, por que devemos viver segundo o espírito, e não segundo a carne. 

"Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito" - Romanos 8:4

"Se vivemos em espírito, andemos também em espírito" - Gálatas 5:25

Andar no Espírito Santo: prática diária da vida no Espírito Santo; andar, falar, pensar e agir segundo a vontade de Deus, no temor do Senhor, segundo a direção do Espírito Santo (Rm 8.16)

O jejum deve ser feito sempre com alegria, por que se você vive segundo o espírito e sabe que Deus se alegra com o seu sacrifício, você deve também entregar-se inteiramente á ele, como ele se entregou por nós.

"Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. 
Mateus 6:16-18

Se você tem total prazer em se entregar para Deus, certamente você não terá problemas em sacrificar a sua carne, ou algum prazer que você sente em relação a sua vida carnal, por que você anda, vive e fala segundo o espírito, por que a unção de Deus, e oração e entrega é um ato constante na sua vida. Eu participei de uma campanha recentemente de vinte e um dias de oração e foi tremeeeeendo, então me deparo com este versículo:

Decretem um jejum santo;
convoquem uma assembleia sagrada.
Reúnam as autoridades
e todos os habitantes do país
no templo do Senhor, o seu Deus,
e clamem ao Senhor. 
Joel 1:14

E foi exatamente o que fizemos, e o meu coração... Se alegrou. E as intenções do jejum? Cada um as anotou em um papel com as intenções voltadas para as suas metas de um lado da folha, e do outro a anotação do nome das pessoas que seriam resgatadas, curadas, transformadas durante aqueles vinte e um dias.

E hoje eu digo para vocês, no meu interior, no íntimo do meu coração: Sacrifiquem com amor, por que aquele que primeiro amou, deu o maior sacrifício do mundo por você: Seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna. 
 - João 3:15

Vale lembrar também que o jejum não é obrigatório, mas ele traz grandes benefícios para os que o fazem. E hoje iremos indicar algumas tentações e prazeres naturais da carne para você poder sacrificar durante o seu Jejum. Vamos lá?

1 - Sacrifique a sua voz: A língua é um dos instrumentos corporais do homem que mais destroem o seu caminho. É através dela que o pecado da ofensa entra na vida de quem está vivenciado consigo a vida, ou até mesmo presenciando. A ofensa, falácia, fofoca são formas ineficazes de se usar o dom da fala que foi dado por Deus. 

Eu disse: Vigiarei a minha conduta
e não pecarei em palavras;
porei mordaça em minha boca
enquanto os ímpios
estiverem na minha presença. 
Salmos 39:1

Deixe que Deus fale por você. A sua justiça não falha, e honra a todos os seus filhos ! Alegre-se na sua caminhada, não desanime e não perca por uma hora se quer... A sua fé. 

A palavra de Deus diz claramente, que TODOS nós devemos prestar conta de toda palavra/fala imunda que falamos ou cometemos contra o nosso próximo.

Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados". 
Mateus 12:36-37

2 - Sacrifique a sua sexualidade: O sexo é sem a menor sombra de duvida um dos maiores motivos pelos quais os jovens atualmente pecam, alias..Todos pecam por este pecado quase "invencível" da carne. A bíblia a todo momento recorre em assuntos relacionados á santidade e adverte sobre a boa conduta do espírito de verdade em cada um. Oferecer sua sexualidade á Deus, é um ato de entrega, no dizer de "Não mais o meu querer, mas sim a tua..."

3 - Sacrifique o seu relacionamento: O casamento/relacionamento que ora, caminha e busca junto em Deus uma vida santa e eficaz e produtiva na presença do senhor pode oferecer uma pausa com muita oração, como é feito em uma corte (período de conhecimento, oração e aprovação de Deus para um relacionamento verdadeiramente santificado).

4- Sacrifique suas redes sociais: Existe prova de amor maior, do que mostrar para Deus que ele é mais importante em sua vida, do que todo e qualquer vício da carne? As redes sociais tomaram conta do coração e do tempo de todos nos dias atuais, e isso tem se refletido no comportamento dentro da igreja, nos cultos, e nas celebrações para Deus, por que o jovem não desgruda do aparelho celular, ou fica muito ansioso com a próxima foto postada por fulano, ciclano, beltrano.

5 - Sacrifique seu lazer: Faça um proposito de orar sempre ao senhor todos os dias, e deixar que ele governe os seus dias, assim como ele guia seus sonhos, e sua vida. Sacrifique toda e qualquer forma de desporto que você tenha, dedicando durante todo o Jejum sua atenção e palavras somente para aquele que inclina os ouvidos para ouvir nosso clamor!

6 - Sacrifique uma comida: O mais tradicional de todos, é sacrificar a carne nas alimentações, ou ficar sem jantar. Porém, é mais viável que você escolha parar de comer algo que você gosta MUITO, para que realmente seja de coração.

7 - Sacrifique a masturbação:  Mentira, isso foi uma pegadinha. Quem está nessa de coração, não tem tempo para masturbação, por que a mente dele é cheia de Deus, e ele sabe que MENTE VAZIA, É OFICINA DO DIABO.

8 - Sacrifique seu tempo: Faça um proposito de dedicar inteiramente para Deus seu louvor, seus estudos, suas leituras, sua vida, sua caminhada, durante algumas horas do seu dia. (No geral, isso deveria ser feito sempre).

9 - Sacrifique sua língua: A língua ela é o mal de todas as raízes, através dela toda a discórdia do mundo é plantada.  Esse propósito pode se parecer com o proposito das palavras, porém tem uma diferença: Aqui você evitará responder com ofensas durante todo o período do jejum até que se torne em você, um hábito. Já nas palavras: Você ficará definitivamente MUDO, sem nem um pio se quer.

10 - Sacrifique - se: Dar-se inteiramente para Deus é um processo que acontece naturalmente conforme a caminhada dos crentes na vida. Cada vez que você passa a saber mais de Deus, mais você quer absorver, mais você quer para você, mais você quer ter em sua vida, mais você quer viver aquilo TODOS OS DIAS.

Espero imensamente que essa publicação tenha resolvido todas as suas duvidas, e que você possa sempre vir suprir as suas duvidas em nosso portal, e deixar seus comentários, que estaremos fazendo o possível por você e suas duvidas. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.