Ads Top

Duvidas que podem surgir dentro de um relacionamento santo



Ter dúvidas é natural do homem, do humano, da carne. E eu tenho percebido que muitas pessoas tem duvidas á cerca de como iniciar, manter ou até mesmo de prosseguir com um relacionamento santificado na presença do senhor. Relacionamentos que andam desandando por que os jovens não estão buscando cem por cento em Deus, e nem vigiando.

Hoje eu irei sim, responder algumas das duvidas mais frequentes sobre relacionamento santo, e presença do espírito. Vamos lá?


1. - Quando entrei na igreja, eu já namorava há algum tempo. Como faço para santificar este relacionamento ?

Certamente o ato sexual já deve ter tomado conta da carne, porém Jesus é onipotente e ele tudo pode. Ele pode restaurar á todos nós e nos fazer pessoas novas, e eu creio em uma segunda chance dentro de um relacionamento, dentro de uma segunda "virgindade" e se guardar para o momento do casamento. O relacionamento santo começa a partir do momento em que você e seu namorado sabem que estão em pecado e precisam mudar a rotina de ambos. O melhor seria você pedir perdão ao senhor pelo ocorrido, reconhecer a vontade de Deus e entrar em oração todos os dias, até cinco vezes por dia se preciso, para não cair em tentação, até que Deus toque no coração de vocês, que é chegada a hora do relacionamento se desenvolver e se tornar um casamento.

2. - Mesmo em um namoro santo, eu posso "dar uns amassos" com minha namorada?

A bíblia deixa claro que nós somos templo e morada do espírito santo de Deus (1 Cor 6:19) e que não devemos entristecer o espírito santo de Deus (Efésios 4:30), e nem profanar o templo. A partir do momento em que você entra em uma pegada “a mais” fora do casamento, você começa a sentir desejos, vontades e o pecado vai entrando aos poucos sem que você perceba. E TUDO ISSO, ENTRISTECE O ESPÍRITO SANTO. Por que você tem pleno conhecimento que são dos templos se encontrando ali, você conhece a verdade, e você foi liberto pela palavra, não seja apenas ouvinte, mas também praticante da palavra para que não engane a sí mesmo. Imoralidade sexual é do desagrado de Deus. Inicie um namoro santificado, e o senhor sem sombra de duvidas, o recompensará !
3. - Namoro há algum tempo. Quando sei que chegou a hora daquele relacionamento se tornar um casamento ?

Se for um relacionamento do mundo, avalie minha resposta na primeira pergunta. Já se for um relacionamento que fez todo o procedimento de oração e conhecimento do parceiro, o ideal (mais que ideal) é se casar com no máximo três anos de namoro. Dai você me pergunta o por quê, né? O casal só deve namorar ou casar, caso conheça completamente um ao outro. O casamento é algo para vida toda, e você tem que ter a absoluta certeza de que você conhece aquela pessoa para não se frustrar. Com três anos de relacionamento dá e muito bem para você conhecer seu parceiro em todos os sentidos possíveis e entrar em um noivado.  Agora se o relacionamento não fluiu seguindo as normas de oração e você quer se casar, lamento...Mas tudo tem etapas, e elas não devem ser ignoradas.

4. - Estou em um relacionamento precoce, e me sinto mal. Mas não sei como finaliza-lo, o que devo fazer?

Sempre vai ter a fase do sofrimento para um ou para outro, e até mesmo para os dois. É preciso orar muito e perguntar para Deus qual a vontade dele na sua vida, por que nem tudo é como queremos, nem todas as coisas irão fluir como queremos que flua, nem tudo será as mil maravilhas como as vezes achamos que vai ser. Assim como houve coragem para iniciar um relacionamento, tenha coragem para dá-lo por finalizado.

Um versículo para encoraja-lo (a) a tomar uma decisão sábia: "Eu não te dei um espírito de medo" (II Timóteo 1:7)

5. - Minha mãe me proíbe de manter meu relacionamento, mesmo eu tendo mostrado que ele é um homem de Deus, e eu tenho muito medo de perdê-lo, o que devo fazer?

Você pode perder tudo nesta vida, menos a fé. Por que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Quando você tem fé, e tem amor em Deus sobre todas as coisas  (Marcos 12:30), você confia o senhor que ele tudo fará (Salmos 37:5), se este garoto for para permanecer na sua vida, Deus irá prover. Não se preocupe com sua mãe, seu vizinho, seu cachorro, seu pai, nem ninguém. NADA é mais importante do que a sua comunhão com Deus. Você pode amar este garoto hoje, mas se não estiver no coração de Deus, é algo que está adepto á falhar, e você deve estar pronto para caso isso aconteça, por que a vontade dele é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:1).

6. - É possível que uma serva (o), se apaixone pelo seu pastor (a)?

Claro ! Somos carne. Apesar de viver pelo espírito (Gálatas 5:25), e a carne tem desejos. A carne é falha, a carne é pecaminosa, a carne é destrutiva. A bíblia exige que o pastor seja casado. Uma prova disso são as passagens em 1 Tim 3:1-7 e Tito 1:5-9. Que diz o seguinte:

1 Tim:1-7: É uma afirmação verdadeira, que se um homem deseja ser bispo, tem uma boa ambição. Por que um bispo deve ser um homem bom. Contra cuja vida não se possa falar nada. Deve ter apenas uma mulher, e deve ser respeitável, deve ter prazer em receber hóspedes em sua casa, e deve ser um bom mestre das escrituras. Não deve ter vícios com bebidas, nem ser violento, mas deve ser amável e pacífico e não ter amor ao dinheiro. Ele deve governar bem a sua família com filhos que os obedeça com todo o respeito, por que se um homem não consegue governar a sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? O bipo não deve ser um novato na fé, pois poderia ficar orgulhoso e o orgulho vem antes da queda, como aconteceu com o diabo. De modo igual á ele, ele deve ser bem conceituado entre as pessoas de fora da igreja, a fim de que o diabo não o enlace com muitas acusações e o deixe sem credibilidades para guiar o seu rebanho.

1 tito - 1:6: Os líderes que você escolher devem ser bem conceituados, e que ninguém possa culpá-los de nada; Devem ser maridos de uma mulher só, e seus filhos devem amar ao senhor e não ter fama de desordeiros ou ser desobedientes á seus pais.

Como visto nestas duas passagens, o pastor ele é SEMPRE casado. E o casamento é um enlace para vida toda, e toda a família de um pastor deve viver em busca constante por Deus. A partir do momento em que esse desejo é plantado no seu coração, apenas coisas ruins poderiam acontecer, sendo elas:

1 - Você pode destruir toda a sua igreja -  Se o seu pastor ficar sabendo deste seu desejo e a carne falar mais alto, ele estará entrando em imoralidade sexual. E segundo a bíblia a mulher dele poderia sem o menor impedimento abandonar o casamento e reiniciar uma nova vida. E a partir do momento que entra a imoralidade sexual fora do casamento, entra também o adultério. Se um pastor adultera, ele pode seriamente perder todo o seu controle sob a igreja e retirado de sua posição atual como pastor, ou seja: A igreja toda sofreria um colapso.

2 - Você está pecando contra o espírito - Você peca contra o espírito sempre que você sente algo impuro e que não é de Deus, (por que este desejo realmente não é) e continua ali pensando no que fazer ao invés de entrar em oração para Deus tirar isso da sua vida, do seu coração, do seu querer. Reconheço que somos carne e que temos pecado, mas se arrepender e não cair nas garras do diabo é o mais prudente. Ore sem cessar ao senhor (1 Tss 5:17), e ele lhe dará uma luz (Mateus 7:8). 

3 - Você está caindo nas armadilhas do diabo - A partir do momento em que você fica dispersa em uma reunião da igreja, seja lá qual for ela, e passa a prestar mais atenção no pastor do que na palavra, você deixa a graça passar, você perde a oportunidade de renovar suas forças, sua vida, e seu espírito em Deus com aquela palavra que você nem estava ouvindo. E é exatamente isso que o diabo quer para sua vida - Que você não escute e nem absorva da palavra de Deus, para que fique sem rumo, desnorteada e sem um apoio santo, que são as sagradas escrituras.

O que fazer? Busque ao senhor de todo o seu coração, e ele lhe dará sem pestanejar, ou demorar... Um namoro, segundo o coração e a vontade dele.

7. - Como saber se ele (a) é realmente um cristão, e não mais um esquenta banco na igreja?

De vista isso é quase impossível, á menos que você conheça os pais do garoto ou alguns amigos para perguntar sobre o comportamento dele em casa e na sociedade se é visto com bom olhos pela maioria, ou se ele tem uma má reputação. Assim que localizar a pessoa com quem deseja iniciar o processo de "corte", você deve pedir em oração um direcionamento de Deus. O processo no geral leva mais de um mês. Você deve observar como ele a trata, os hábitos de oração, se ele é uma pessoa carinhosa, e a forma como te trata. Quem impõe os limites no relacionamento, é a mulher durante o período de amizade e conhecimento que precede o inicio de namoro.


É preciso que vocês caminhem juntos para ter a comunhão de marido e mulher segundo a vontade de Deus.

8. - Posso ser pastor estando solteiro ?

Não. A visão da bíblia citada na questão 6 acima, foi muito bem clara. Você deve ser casado. Porém, isso não te impede de pregar o evangelho, tomar a frente em certas posições da igreja, só te impede de tomar posse como pastor a frente do comando de uma igreja.

9. - Quero namorar um garoto, mas ele é do mundo. O que devo fazer?

Entrar em um relacionamento do mundo irá com toda certeza te desviar do seu caminho de santidade, da igreja e do seu ministério, a primeira coisa que se tem a fazer é pedir direcionamento do pastor. As pessoas que estão em santidade não podem jamais se desviar deste caminho, então é preciso que seu namorado ou paquera se converta para que juntos, possam viver uma vida de santidade na presença do senhor, livre de todo e qualquer impedimento.

10. - Meu namorado terminou comigo depois de dois anos de namoro, estávamos nos conhecendo ainda. Ele pediu a minha virgindade, e eu neguei. E agora, o que eu faço ?

A mulher que cede a sua virgindade, á sua alma cristã e não se preserva para até depois do casamento, está demonstrando que não se respeita, afinal ela não se guardou, e isso é inaceitável. Se você não se respeita a ponto de se guardar, como é que você vai exigir respeito depois do casamento, se você já sabia com quem estava casando ? É fato que a mulher tem que ser submissa ao marido, mas que a relação tem que ser baseada no amor, carinho, conselho, companhia, amizade, oração e respeito. A submissão vai ficar cada vez mais difícil, mais complicada, se você insistir em se casar com alguém que não é para sua vida. Case-se com alguém que volte para dizer que te ama, e ore para estar com você todos os dias.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.