Ads Top

A pregação nossa de cada dia


Estar em frente á uma igreja, púlpito, fiéis e público é algo maravilhoso, mas é ainda mais maravilhoso quando o evangelho que é anunciado é vindo diretamente do coração, daquilo que o pregador vive e vivencia fora das paredes da igreja.


O que mais se vê nos dias de hoje são pastores e ministros que levantam "fieis" para fazerem a obra sem nenhum tipo de preparo. Olhar para uma pessoa para poder dar um cargo pela vida que ela leva não é julgar, e sim zelar pelo nome da igreja, do pastor e do bem dos de mais que estarão ali ouvindo a pregação do irmão.



Ter uma vida em Cristo é muito mais do que simplesmente falar de Jesus, é muito mais do que levantar as mãos para o auto no louvor, ou usar roupas com nomes e frases do tipo "Jesus, é minha salvação". Será que é mesmo ? Estamos carecas e cansados de saber que os púlpitos dos dias de hoje perderam o valor que antigamente tinham. Não o valor de estar á frente para anunciar o evangelho, mas o valor do caráter em questão de escolha.



"Nós não escolhemos ninguém, Deus manda e nos fazemos". É preciso tomar cuidado com o aviso em questão que a bíblia nos alerta em Mateus 24:11 que diz: 


Então numerosos falsos profetas surgiram, e enganarão á muitos...


Como já dizia Francisco de Assis: Pregue o evangelho a todo momento, e se necessário, use palavras..."



No contexto da frase de Francisco de Assis, fica claro que antes de falarmos, devemos demonstrar o caráter de Cristo em nossa vida. No nosso viver, na nossa rotina, para depois transformarmos isto em palavras. É necessário viver uma vida em comunhão com Deus.



Muitas denominações, muitas igrejas, muitos sentidos da palavra, muitas interpretações. Sabe por que milhares de pregadores, pastores, líderes pregam e dizem que a salvação é algo individual ?


Assim diz o senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o teu braço e aparta o teu coração do senhor. - Jeremias 17:5


Não faça da tua carne a tua força, seja guiado pelo Espírito Santo de Deus. Você saberá quando a voz de Deus falar através dos profetas, ou quando Deus falar.



Por que o senhor nos diz:


Cuidado com os falsos profetas que vêm disfarçados em peles de ovelhas, mas são lobos devoradores. Vocês podem descobri-los pela maneira como agem, assim como podem identificar uma árvore pelo seu fruto. Vocês nunca confundirão uma videira com um espinheiro ! Ou figos com ervas daninhas! - Mateus 7:15-16

Mas todo aquele que sabe que a sua conduta é má, será castigado com poucos açoites. A quem muito é dado, muito será exigido. e a quem foi confiado muito, deste muito mais será pedido. - Lucas 12:48


E estes profetas estão por todas as partes, e nós podemos identifica-los como facilidade. Vamos á alguns tipos de profetas existentes em nosso meio. Sendo eles:


1. Pregador Gravador: Aquele que só prega as mensagens alheias, ele nunca tem fundamento algum da palavra para falar sobre o que leu, ou o que foi tocado.
2. Pregador uno: Somente ele quer pregar. Se estivesse só ele no púlpito e não houvesse hora para acabar, ele faria festa.
3. Pregador oco: Fala, fala, fala, mas não vive o que prega.
4. Pregador vizinho: Conversa tanto que chega sair do foco e acaba se esquecendo do principal: Pregar.
5. Pregador talentoso: Aquele que faz tanta cena para pregar, que acaba fazendo patati e patata no púlpito ao invés de falar com seriedade. Ele gosta de ser o centro das atenções.
6. Pregador Ego: A vida dele gira em torno do que ele fala. Parece que não importa a situação e nem o tema da noite, ele sempre viveu algo relacionado aquela palavra, e a pregação acaba se tornando uma história da vida dele.
7. Pregador super: Aquele que chega tão animado no púlpito que se esquece que o evangelho é o de Jesus, e não o dele.
8. Pregador lobo em pede de cordeiro: Não fala coisa com coisa, e suas pregações nunca tem nexo.
9. Pregador da carne: Profetiza em nome de Deus, fala alto, grita, gira, ora em línguas, mas suas palavras parecem não ter efeito, por que a preocupação dele é com o que ele vai falar e não com o que o Espírito soprar.
10. Pregador único: Ele acha que só ele prega, ninguém ali prega como ele.

Que possamos vir á usar as palavras para anunciar as boas novas do reino de Deus. Não se preocupe se você não sabe o que falar, deixe Deus falar por você. Não se preocupe se você não souber como reagir, Deus irá prover.

Não se preocupe, Deus está no controle. Ele é o centro do evangelho, é ele que nós buscamos é ele que nós adoramos, é ele, sempre foi ele e sempre vai continuar sendo. Por que dele, por ele e para ele foram feitas todas as coisas. A minha vida estava dentro dele, á sua vida, á sua casa, tudo o que você tem é dele, tudo pertence á ele.

Que possamos hoje, assumir o compromisso de levar as boas novas, como de fato: Verdadeiros profetas, que anunciam as boas novas do reino.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.