Manual do líder de célula
E mesmo que os líderes já tenham apoio dentro das igrejas, é sempre bom buscar um pouco mais de conhecimento fora dela em livros de santificação e ajuda á líderes, e hoje eu quero transmitir um pouco do que eu tenho vivido e compartilhar com vocês que necessitam de uma forcinha até mesmo para estar a frente de uma quantidade de pessoas.
Dependendo da igreja em célula que você participa, você pode ter até mais de vinte membros em uma célula. A visão da igreja videira é no máximo quinze pessoas por célula, e quando uma célula atinge um número "x" de pessoas, ocorre a multiplicação, ou seja: A abertura de uma nova célula.
Para um líder de célula se tornar líder ele passa por uma fase muito cheia de compromissos na igreja, por que é necessário que ele seja preparado tanto corporalmente quanto espiritualmente, para adquirir maturidade dos frutos do espírito, do mundo das trevas, e de alguns assuntos que possam vir a surgir na mente de cada um deles, são saciados em um curso chamado "discipulado" que procede do "cursão" que é o curso de maturidade no espírito e logo depois o CTL que é o curso de treinamento para líderes.
Ainda que alguns recebam um vasto treinamento, é sempre bom estar se comunicando com as autoridades a frente da igreja sobre suas duvidas, sobre a disposição com á qual você tem andado. Qualquer pessoa desanima ou cai no meio do caminho se não tiver um contato constante e uma vida espiritual ativa, e por isso é importante estar ligado em comunhão com os irmãos para saciar duvidas, conversar e até mesmo pedir conselhos.
Eu falei, falei e até agora não expliquei o que vim explicar né? Mas, calma lá, ainda vamos chegar na questão proposta por mim nesta publicação.
Alguns líderes mesmo que com apoio moral de toda equipe da igreja, inclusive das reuniões que são feitas com outros líderes e com o discipulador, que é como se fosse um "policial" nas igrejas, para averiguar se tudo está ocorrendo conforme deveria, buscam conhecimento fora dos locais da igreja, na internet, livros e músicas, e isso mostra interesse e desempenho e uma grande visão de que aquele líder tem de fato um comprometimento real e verdadeiro com as obras e o chamado de Deus.
Talvez você nem é líder, mas você está lendo este texto buscando respostas de como é um líder, como é consagrado, levantado um líder e quais são os quesitos básicos para conseguir falar em meio á muitas pessoas, para conseguir se expressar ou até mesmo para adquirir conhecimento de uma forma mais rápida e ampla, e hoje irei explicar como tudo flui para mim, para ajudar você nas suas questões pessoais relativadas á este tópico.
Vamos por módulos:
1. - Como é levantado um líder
1.1 - Qual o dever do líder em uma célula
2. - Princípios básicos de um líder e o comprometimento com a obra;
2.1 - Como conciliar a vida do mundo com a obra dentro das células;
3. - Como surge, e como se faz um sermão ou esboço de pregação;
3.1 - Como vencer o medo e falar a frente de várias pessoas;
4. - Como sei se tenho realmente um chamado de liderança;
5. - Qual o próximo passo ?
1. - Como é levantado um líder
Se a igreja for inicial dentro de uma cidade, quem levanta o primeiro líder é sempre o pastor da igreja, depois de tê-lo feito passar por diversos cursos que as igrejas oferecem para obtenção de conhecimento ou ampliação do saber de cada chamado de liderança. Uma pessoa que sente no coração o favor de aceitar o chamado de Deus para ser levantado líder passa por estudos e observação para que seja o primeiro líder na igreja, ele tem que ter uma vida de comunhão constante com Deus e com o Espírito Santo, e principalmente com oração. Ele tem que ser exemplo para os de mais, e sua vida tem que ser para obra (não por completo, mas me refiro á dedicação).
Depois que o primeiro líder é levantado é formada a primeira célula, que é na casa de um membro da igreja, que será o "anfitrião", ou seja: O que acolherá todas as semanas á célula na sua casa, e isso dá inicio á célula com as reuniões. O ideal é que em uma igreja celular tenham células para jovens, células para crianças, e células para casais.
Tudo o que é falado em uma célula de criança é básico e é para o aprendizado das crianças, então os adultos e jovens não se encaixam neste ambiente. Tudo o que é falado na célula de jovens na maioria as vezes é um preparo para vida e para o casamento, e os casados ou vivem, ou já viveram estas experiências e não necessitam de ouvir sermão á cerca disso. A célula de casais ela é voltada para o relacionamento do casal segundo a visão da bíblia, ela ajuda a fortalecer a vida íntima, e voltar o amor e a paixão que o casal tinha no inicio do relacionamento que talvez agora não tenha, e é por isso que é importante cada um ter sua célula.
Caso já tenha um líder em uma determinada célula que já existe, aquele líder tem a tarefa de formar seus discípulos, os que serão "líderes em treinamento". Os líderes em treinamento são responsabilidades individuais de cada líder de célula para a multiplicação daquela célula, para que flua bem, e aja frutos.
Quando se tem mais de dois líderes, então é levantado um discipulador para colher e discutir os relatórios dos líderes á cerca das células que estão acontecendo. O discipulador tem como tarefa reunir semanalmente com os líderes pedir relatório de como ocorreu á célula, se fluiu ou não, o que faltou, quem faltou e como foi o sermão e se eles possuem alguma dúvida. E claro: Se houver mais de um discipulador, eles se reunirão com o pastor da igreja e passaram as informações que seus líderes lhes forneceram, tendo todos assim um controle sobre o trabalho dentro da igreja.
1.1 - Qual o dever de um líder de célula
O líder de célula pastoreia as pessoas que estão na célula, é como se todos fossem ovelhas e o líder o pastor. Ele tem todo o trabalho de orar durante a semana pedindo ao senhor direcionamento do Espírito Santo para que tudo flua bem, e que o ambiente seja agradável, receptivo, e que todos possam participar ativamente da reunião.
O líder de jovens tem como tarefa fazer fluir o Espírito através de de um sermão não muito demorado, até mesmo por que jovem não tem muita paciência, e querendo ou não alguns ainda precisam ser transformados, então é tudo questão de análise antes de fazer um esboço, ou até mesmo ir atrás de uma palavra em cima de algo que você quer dizer, porém é necessário saber que o que você quer dizer, pode não ser o que Deus quer, então é por isso que é necessário pedir direcionamento.
Quando todos se sentem bem dentro da célula, eles se divertem, compartilham, comentam a palavra, vivem em comunhão, e convidam os amigos á experimentarem dos prazeres existentes dentro de uma célula.
2. - Princípios básicos de um líder e o comprometimento com a obra;
Não dá para levantar alguém para levantar um líder de célula que estará a frente de algumas pessoas toda semana, se ele não tiver comprometimento com aquele chamado, ou com aquela tarefa que lhe é imposta. O encargo de cuidar de uma célula é uma responsabilidade muito grande. Se uma célula é imposta para você semanalmente é por que você sente que consegue dar conta daquilo, porém você também recebe ajuda da igreja, como aconselhamento, direcionamento e as reuniões semanais com os discipuladores, fora que você também pode buscar aconselhamento com o pastor.
O básico do líder de célula está em uma única palavra: Exemplo. Assim como o pastor de uma igreja tem que ser exemplo para igreja, o líder tem que ser para sua célula. O líder tem que vigiar sempre, por que por estar á frente, ele vai sofrer muitas provações, tentações, e o diabo vai querer derrubar aquela liderança e enfraquecê-lo jogando pragas em sua mente, e colocando pessoas em seu caminho para desvia-lo, é por isso que todo líder passa por treinamento: Para que saiba como reconhecer o que é ou não fruto do Espírito, ou fruto da carne, para que ele não caia.
O exemplo não é só de dentro da célula, ele tem que ser exemplo também fora das reuniões. O líder não pode ter uma vida repleta de dívidas, pecados frequentes (principalmente carnais), ou ser avarento com os de mais. É necessário ter controle sobre quem você é e qual o seu encargo.
2.1 - Como conciliar a vida do mundo com a obra dentro das células;
Como dito anteriormente: A oração não para nunca. O líder ora, ora, busca, pede, clama e chora para Deus enviar uma palavra, ele reflete na palavra e através dela ele pode fluir e ser direcionado pelo Espírito em cima da palavra que lhe foi imposta.
Então o líder que passa a ter mais responsabilidades do que acha que pode aguentar, ele precisa descarregar toda essa pressão em uma conversa com o pastor, e em uma oração com os irmãos para "recarregar as baterias". A vida no mundo pode ter faculdade, trabalho, e outros mais que podem sim tomar seu tempo, e te fazer atrasar com a obra de Deus, mas quem controla se isso vai ou não acontecer, é você.
É preciso orar e pedir á Deus que tudo dê certo tanto ali quanto fora dali. O senhor é o maior ser que tem interesse na sua felicidade, e ele não quer te ver em angustia.
O ideal seria o líder que tem muitas responsabilidades no mundo, ter uma célula em um dia que ele não tenha nada á mais para se dedicar além daquela célula.
3. - Como surge, e como se faz um sermão ou esboço de pregação;
Tanto o esboço quanto o sermão, surgem em oração. Deus planta no seu coração uma parábola, uma história de um vitorioso, um testemunho que você já ouviu, ou usa até mesmo á sua história para incentivar os irmãos que talvez estejam passando pelo mesmo que você.
Já aconteceu de eu montar todo um sermão em cima de uma palavra que Deus me deu, e na hora eu não usar por que Deus me deu uma palavra diferente, "Descarte, pois há quem necessite ouvir mais desta outra palavra". Não queira ter todo um sermão lindo e perfeito escrito e decorado perante os irmãos. Você só é usado, você mesmo não faz nada, quem faz é o Espírito de Deus, e suas obras são perfeitas e maravilhosas.
O esboço é basicamente um resumo de tudo o que você quer citar, abranger ou destacar em cima daquela palavra que recebeu. Porém, ela não deve ser as suas palavras, elas devem ser apenas uma ajuda de direcionamento, para que não fique com um clima muito "mecanizado".
3.1 - Como vencer o medo e falar a frente de várias pessoas;
Creio que um líder não tenha problemas em se expressar ou falar para outras pessoas, por que durante o treinamento de um líder, ele recebe oportunidades de compartilhar, de orar em voz alta com os irmãos, de auxiliar alguém, ou até mesmo uma tarefa em específico.
Mas se você não é líder e deseja ser, mas tem um medo grande de falar para as pessoas, peça libertação para Deus em cima disso. Ore, busque, clame, jejue e peça um Espírito de compassividade e tranquilidade, que Deus operará em sua vida.
4. - Como sei se tenho realmente um chamado de liderança;
Só o fato de você sentir no seu coração que você quer ser um líder, ou pastor, esta já é a prova de que este é o seu chamado, ou o início deste. Deus pode confirmar os nossos chamados em diferentes momentos de nossas vidas.
Há quem receba de Deus um chamado em uma pregação de um pastor, líder ou qualquer um que esteja a frente, e há aqueles que recebem em casa após um culto ou em um dia qualquer, quando Deus vem sobre a cabeça dele com fogo, e queima o Espírito para que ele sinta no coração que ele tem uma tarefa de evangelizar e levar a palavra de Deus, ou até mesmo em suas orações, quando Deus te mostra toda uma revelação, e ali você tem verdadeiramente um encontro com Deus.
5. - Qual o próximo passo ?
Agora que você já sabe o básico da liderança, de como reconhecer os sinais de um chamado para liderar, o próximo passo é colocar na presença de Deus o chamado e orar em cima disso pedindo para Deus direcionamento sobre seus planos, e sobre o que você quer que ele faça, mas lembre-se: Se você sabe que tem um chamado, ele irá se cumprir independente de você pedir ou não, por que Deus já confirmou isso no seu coração, mas a oração frequente é importante na vida do Cristão pois nos conecta diretamente é Deus.
Liderar uma célula é basicamente um treinamento para ser pastor, missionário ou até mesmo um servo dentro da igreja em um cargo mais "elevado" dependendo da denominação da sua igreja. Em algumas, as células são chamadas de "culto no lar", por não serem frequentes, e terem continuidade reduzidas, pois a visão da igreja é voltada para o culto, e não para as células.
Vamos rever a visão de um líder de célula:
Liderar uma célula é basicamente um treinamento para ser pastor, missionário ou até mesmo um servo dentro da igreja em um cargo mais "elevado" dependendo da denominação da sua igreja. Em algumas, as células são chamadas de "culto no lar", por não serem frequentes, e terem continuidade reduzidas, pois a visão da igreja é voltada para o culto, e não para as células.
Vamos rever a visão de um líder de célula:
Nenhum comentário:
Postar um comentário