Ads Top

Deus não está morto - Sinopse e comentários


Certamente você Cristão, já deve ter assistido ou ouvido falar deste polêmico filme, que em tão pouco tempo após seu lançamento, teve bilhares de criticas construtivas á seu respeito - e todas com razão.

Hoje iremos debater, conversar e aprofundar sobre as questões abordadas nos filmes Cristãos, mas em especial: Deus não está morto.

Josh Wheaton é um aluno que cursa direito e namora uma garota cheia de "eu sou a toda poderosa" e "só eu mando nisso daqui". Após criar todo o seu plano acadêmico o aluno decide cursar filosofia para obter notas para o seu curso de direito, porém nem tudo são rosas. O professor Jeffrey Ratson é ateu, e fará de tudo para afundar o aluno com suas poderosas convicções ateístas sobre a não existência de Deus em sala de aula, o que desperta o dever e chamado de Josh de aceitar a proposta do professor em provar a existência de Deus em sala.

Certamente o filme é incrível, e começa a ficar mais incrível a cada vez que vejo, e uma curiosidade maravilhosa a ser compartilhada é que o filme teve apenas dois milhões de reais de custo e arrecadou em todo o mundo sessenta e dois milhões de dólares na primeira semana. Incrível, não ? Contando todos os downloads e plataformas onde o filme está disponível e seus magníficos números de visualizações, tende-se a pensar que talvez seja o filme mais assistido e contemplado na história do cinema, podendo superar até mesmo titanic.

Lendo alguns comentários ateístas na internet sobre o filme, alguns consideram o filme tipicamente previsível, e não se deram ao luxo de finaliza-lo em sala de cinema para poder saber o final. "Estava na cara que o professor da faculdade havia passado por alguma decepção na vida para ser um desacreditado".

O que me leva a perguntar: Será que todo ateu é ateu pelo simples fato de não conseguir ver a obra de Deus em lugar nenhum, ou por que de fato não conseguem se abrir para que Deus possa entrar em suas vidas e fazer a obra? 

"Existem pessoas que acreditam, e as que não acreditam" - "e nem por isso estão erradas né?" - uma fala e uma contra fala de uma entrevista de frente com Gabi com a pastora Sara Sheeva. "Gabi, quem sou eu para julgar? A própria escritura já julga Gabi".

O ponto "x" do filme é uma conversa em especial de Josh com seu professor, quando, Ratson cita alguns trechos do livro de Jó na bíblia, e Josh coloca-se a pensar sobre a crença do professor - "O que aconteceu com você?", e ele então vai contar toda a sua vida, e a forma como perdeu sua mãe, mesmo orando a Deus, e acreditando que ele não deu ouvido a suas preces, passou sua vida ignorando o fato de que alguém supremamente celestial que intercede por todos estaria o provando, ou o vendo, com ele á todo momento.

É claro que a graça de Deus no roteiro do filme é notável. Se essa história fosse real, imagina como Deus teria sido perfeitamente incrível ? Ele colocou nas mãos do aluno a tarefa de evangelizar o professor e entender que as vezes a resposta é "Não", por que Deus sabe o que é melhor para cada um de nós.

O Brasil é o país mais livre do mundo em termos religiosos, a onde todos podem se expressar e adotar para si uma religião sem a opressão do poder legislativo, ou seja de quem for, porém essa fé não é exercida. E lá fora, onde tudo quando é relacionado ao nome de Jesus é proibido, o povo padece, por falta de conhecimento, e morre de sede da palavra, por que não tem quem á leve até eles, simplesmente por que os pregadores da palavra, são mortos por sua fé.

Por que aquele que quer salvar a sua vida, perdala-á, mas aquele que perder a sua vida, por amor de meu nome, achala-á. - Mateus 16:25

E eu me coloco sempre em pensamento: Onde as pessoas encontram esperanças quando não há mais saída? Será que até mesmo os ateístas mais convictos buscam salvação e ajuda de Deus ?

Haverá um tempo em que não haverá mais tempo de buscar á Deus, e este tempo está próximo. Existem pessoas que querem te derrubar, te constranger, te destruir, te colocar para baixo em relação á sua fé.

E chegará o dia em que Deus fará arder a sua ira sobre aqueles que destroem a terra. Como você tem cuidado da sua vida? O diabo pode te derrubar em todos os sentidos. Quando você acha que está com paz dentro de casa, ele vem no seu íntimo, com seus amigos, com seus vizinhos, e até mesmo com sua imaginação e lançando pensamentos malignos de morte e suicídio. VIGIE

Cada um receberá segundo as suas obras. E creio que precisamos passar por uma transformação e começar a seguir Jesus como se não houvesse amanhã - por que talvez não tenha - mas não por obrigação, ou medo, mas sim por amor ao nome do cordeiro.

Uma das cenas com mais poder de impacto do filme, é quando o empresário vai visitar sua mãe na casa de repouso, ela tem demência. Ele diz: "Você orou, e acreditou a sua vida toda, você é a pessoa mais bondosa que eu conheço, e eu a mais cruel e olha onde você está... Você tem demência, agora me explique como isso aconteceu?

Veja você mesmo a resposta:



Proponho que neste dia, você tenha a ousadia de dizer todos os dias para si mesmo e para todos ao seu redor: DEUS NÃO ESTÁ MORTO. E nem nunca estará, por que cremos em um Deus que não teve princípio, e nunca terá fim, e o seu reinado será eterno, assim como seu nome e suas escrituras, e não há nada neste mundo que pode mudar o que o único digno de louvor é.

O filme te prende ainda mais quando você vê a convicção com á qual o professor tenta convencer os alunos e Josh - que é o aluno palestrante - de que Deus nunca existiu com suas citações mundanas de "grandes pensadores" do movimento ateísta. - Sim, movimento -.

O debate é louvável, de tão bem feito. - Os roteiristas, realmente não perderam tempo no roteiro, no enredo, no desenvolvimento da trama que é sem dúvidas, espetacular. 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.