Ads Top

Como surgiu a religão e as sagradas escrituras



A bíblia é a palavra do Deus vivo deixada para aqueles que neles creem possam alcançar a graça e sua misericórdia. A bíblia é a fonte teológica para todo cristão com fundamento na graça de Deus com explicação para tudo o que há no mundo, inclusive nós. A criação do mundo, os problemas, as revelações, e as condutas que o povo deve seguir para se manter no máximo possível santificado.

A Bíblia se diz escrita por pessoas sob efeito da inspiração divina.
O apóstolo Paulo afirma que "toda a Escritura é inspirada por Deus" literalmente, "soprada por Deus", que é a tradução da palavra grega [theopneustos] (2 Timóteo 3:16).

O apóstolo Pedro diz que "nenhuma profecia foi proferida pela vontade dos homens. Inspirados pelo Espírito Santo é que homens falaram em nome de Deus." (2 Pedro 1:21). O apóstolo Pedro atribui aos escritos de Paulo a mesma autoridade do Antigo Testamento: "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" (2 Pedro 3:15-16).

O assunto, nome, divindade e título de "Deus" já é antigo. Antes mesmo de Jesus se fazer carne e habitar entre nós para nos ensinar o que sabemos hoje, já existiam religiões, no caso - a igreja romana - . E Jesus foi acusado de se intitular "filho de Deus", quando ele era, porém as pessoas eram incrédulas, e mesmo vendo seus milagres, não se conformaram com as respostas dadas pelo cordeiro.

Após Jesus ir para glória, varias visões começaram a ser tidas por profetas, em especial: João, que era discípulo e tinha visões apocalípticas frequentes, que foram todas testificadas. Era um sopro de Deus, sobre o teu povo.

A igreja católica reinou por um grande período, chegando até a ser a única religião dominante naqueles tempos, existente desde o ano um, que é o ano do nascimento de Jesus. No século XVI um reformista cristão chamado Martinho Lutero decidiu então escrever noventa e cinco teses que iam contra a doutrina da igreja católica, que segundo ele seguia dogmas e regras, leis que contradiziam as sagradas escrituras dentro da palavra de Deus.

Suas teses se estenderam por vastos lugares, e tenho apoios poderosos para uma reforma no catolicismo, que se estendeu á Suíça, França, Reino Unido, Escandinávia, e alguns países baixos. A resposta para Martinho ? Foi o início de uma "contra-reforma", iniciada no concílio de trento.

Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, foi o 19º concílio ecumênico da Igreja Católica. Foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da fé e a disciplina eclesiástica, no contexto da Reforma da Igreja Católica e da reação à divisão então vivida na Europa devido à Reforma Protestante, razão pela qual é denominado também de Concílio da Contrarreforma.O Concílio foi realizado na cidade de Trento, na Província autônoma de Trento, região do Tirol italiano.

O Concílio de Trento, atrasado e interrompido várias vezes por divergências políticas ou religiosas, foi um conselho de uma grande reforma, uma personificação dos ideais da Contrarreforma. Mais de 300 anos se passaram até ao Conselho Ecumênico seguinte. Ao anunciar o Concílio Vaticano II, o Papa João XXIII afirmou que os preceitos do Concílio de Trento continuam nos dias modernos, uma posição que foi reafirmada pelo Papa Paulo VI.

O resultado da reforma foi a divisão da igreja do ocidente entre os católicos romanos e os reformados dando origem ao protestantismo.

Diferença da bíblia protestante com a bíblia católica

Há diferentes bíblias cristãs. O número de livros depende da tradição a qual uma versão se apoia. Para os católicos a Bíblia é composta de 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. A Bíblia dos protestantes tem, invés, 66 livros: 39 do Antigo e 27 do Novo Testamento. O novo testamento, os livros que escritos a partir de Cristo, é igual em todas as bíblias. A diferença se encontra nos livros do Antigo Testamento, os textos escritos antes do nascimento de Cristo.

Do Antigo Testamento, a bíblia dos protestantes exclui 7 livros, os assim chamados “deuterocanônicos” (denominados "apócrifos" pelos protestantes): Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácides), Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel. Esses livros originalmente foram escritos em grego e, baseados numa decisão tomada no período da igreja nascente (final do primeiro século), não foram incluídos na lista dos livros considerados inspirados pelos judeus. Os cristãos, todavia, usavam tais escritos. Provavelmente por isso a comunidade hebraica, que precisava criar uma identidade autônoma dos cristãos, decidiu excluí-los do seu cânon. Os cristãos durante 1500 anos usaram os 73 livros. Porém, por ocasião da Reforma promovida por Lutero, esses livros foram considerados pelos protestantes como não inspirados (Lutero não os retirou da edição de sua Bíblia, embora não equipare-se o seu valor ao dos outros livros). Mais tarde as edições protestantes da Bíblia excluíram definitivamente esses textos, enquanto que para a igreja católica eles continuam válidos e tem o valor de palavra inspirada.

Entre as igrejas cristãs ortodoxas há outras versões da Bíblia que além dos livros citados incluem outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos a mais no final do livro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição grega, cóptica, eslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca).



Contradições da fé católica com a bíblia:

Eu respeito de todas as formas possíveis. Porém, assim como diz em Mateus 7, que não devemos julgar sem antes sermos exemplos, diz também em Romanos 13, que não há autoridade que não venha de Deus. Ou seja: Devemos viver para Deus, segundo o Espírito Santo de Deus, mas também devemos obedecer as leis do homem, mas não nos conformar com este mundo. E uma das leis do homem é o direito e o livre arbítrio á liberdade de expressão, sendo assim eu posso e eu vou com o que confio, e acredito falar deste assunto, com toda autoridade que me foi constituída. Alias, á todos nós.

Existe a possibilidade de eu estar agindo de má fé, ou má fé pública? Não. Por que a religião é protegida também por lei. E assim como alguns querem criticar o protestantismo, eu não posso me calar e deixar meus irmãos padecerem sem saber de algumas coisas, por que eu recebi um chamado de evangelizar, e enquanto eu for vivo, não privarei meus amados irmãos de terem um conhecimento profundo e vasto da palavra de Deus para conosco. Amém? 

Vamos então as evidências:

Na religião católica a santa ceia é o corpo e o sangue de cristo. Ou seja: É mesmo o sangue e o corpo de cristo, eles tendem a tomar a santa ceia com este pensamento. Para os reformados, não. Ele só tem uma representação simbólica, com o mesmo significado, mas diferente: Por que para nós, é suco de uva (ou vinho) e pão. As escrituras dizem claramente que foi algo simbólico. Em Lucas 22 diz:

- E tomando o pão e havendo dado graça, partiu-lhe e deu-lhe dizendo: Isto é o meu corpo que por vós é dado, fazei isto em memória de mim. - Lc 22: 20

foi um ato simbólico. É um pão, mas com uma simbologia em especial e poderosíssima deixa para nós pelo cordeiro de Deus.

Além da eucaristia a igreja católica é fundamentada em santos e santificação de mortais, e devoção á estes santos. Santo expedito, santa luzia, santo Antônio, santo não sei mais o quê, santos. 

Em apocalipse 4:8, diz: Santo, santo, santo é o senhor, que era, que é, e que há de vir.

Só o senhor é santo.

Não estou tirando os méritos daquelas pessoas que sofreram as vezes mártires por amor ao nome de Jesus. Mas já pensou se todos que morressem por amor a Jesus se tornassem "santos", só por serem fieis a palavra? A fidelidade é uma obrigação cristã, se você não é fiel, lamento, mas você também não é cristão.

Todos eles tem uma história linda, todo um significado, mas eles não podem te salvar. Não se torne idolatra de pessoas, que não podem te salvar. Só Jesus salva. Jesus é a porta da salvação com o mover do Espírito Santo de Deus.

Digno é o cordeiro de Deus.

Imagens: A igreja católica desde sempre cultua estes santos feitos de gesso, de madeira, pedra, ou seja lá do que for. Mesmo que seja uma imagem de Jesus. Você já o viu para desenha-lo e fazer uma estátua? 

As escrituras dizem claramente duas passagens maravilhosas: Ao senhor, teu DEUS, adorarás, e só a ele prestará cultos (Lucas 4:8), e também: Congregai-vos e vinde, chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de esculturas, feitas de madeira, e rogam á um Deus, que não os pode salvar (Isaías 45:20).


Os ídolos deles, de prata e ouro,
são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar;
olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir;
nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar;
pés, mas não podem andar;
e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem
e todos os que neles confiam. 
Salmos 115:4-8

"Ídolos de prata e ouro... Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam". Você se torna como uma estátua de ouro, de pedra, de gesso, de madeira ou seja do que for, quando faz para si um ídolo: Tem boca mais não fala, tem ouvidos mas não ouve, tem pés que não andam e mãos que nada podem fazer.

Já tentou converter algum católico ? É como dizem "O pior cego, é aquele que não quer ver". Tem olho, sabe das escrituras, tem ouvido, ouve a verdade, mas á rejeita claramente.

o assunto da bíblia em torno de ídolos é tão grande que podemos ver diversas passagens pela palavra de Deus, tais como:

"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. 
Êxodo 20:3-4

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. 
Romanos 1:22-23

Filhinhos, guardem-se dos ídolos. 
1 João 5:21

"Aqueles que acreditam
em ídolos inúteis
desprezam a misericórdia. 
Jonas 2:8

Grande será o sofrimento
dos que correm atrás de outros deuses.
Não participarei dos seus sacrifícios de sangue,
e os meus lábios nem mencionarão
os seus nomes. 
Salmos 16:4

Então as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém clamarão aos deuses aos quais quei­mam incenso, mas eles não poderão salvá-los quando a desgraça os atingir. 
Jeremias 11:12

O restante da humanidade que não morreu por essas pragas nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver, nem ouvir, nem andar. 
Apocalipse 9:20

Sua terra está cheia de ídolos.
Eles se inclinam diante da obra
das suas mãos,
diante do que os seus dedos fizeram. 
Isaías 2:8

O que lhe falta para tirar sua cegueira espiritual ? 

A origem das escrituras sagradas:

Assim como Deus falou com Moisés a respeito das duas tabuas com os dez mandamentos, Deus tem falado com seu povo para testificar o que vêem em visões, em profecias, e os sopros que o Espírito Santo de Deus lhes concede. 

Como foi dito anteriormente: As escrituras e religião já existiam quando Jesus se fez carne e habitou entre nós para maior prova de amor do mundo, e por este motivo foi considerado um blasfemador, por se dizer filho de Deus. Por este mesmo motivo não é anormal encontrar escrituras com "a.C" em seus manuscritos, o que quer dizer, que foram escritas "antes de Cristo". O velho testamento é todo escrito anteriormente á escrito, e é por este mesmo motivo que algumas religiões não o seguem por completo, por que depois que Jesus se fez carne, as leis mudaram, as regras, as doutrinas, os mandamentos, tudo se fez novo.

Não há escritura, inidicio, ou se quer anotação na bíblia que dê-se a entender que ela não foi inspirada por Deus, a própria bíblia fala de si mesma.

Jesus lhes disse: "Vocês nunca leram isto nas Escrituras?
" 'A pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se a pedra angular;
isso vem do Senhor,
e é algo maravilhoso
para nós'. 
Mateus 21:42

Note que Jesus cita as sagradas escrituras dessa paisagem. Por esta pequena citação podemos ter a plena certeza de que as escrituras são de fato uma inspiração de Deus, que elas já existiam. Como dito anteriormente: O antigo testamento foi escrito antes da vinda de Jesus.

Jesus respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! 
Mateus 22:29

Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. 
Lucas 24:45

Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; 
João 5:39

Como podemos ver: As escrituras são de fato: Uma inspiração de Deus aos profetas e discípulos. 

Caso você tenha alguma duvida que não foi sanada em nossa publicação, você pode deixar o seu comentário, correção, ou visão. Agradecemos desde já por nos visitar, e volte sempre. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.