Ads Top

O verdadeiro significado da santa ceia



A santa ceia é um dos "rituais" mais lindos que uma igreja pode celebrar em sua caminhada pela busca da santidade e pelo ordenamento de Jesus a todos nós "Ide".

Creio que todos nós temos um pensamento que nos dá uma relação básica do que é ou poderia ser a santa ceia. A ceia do senhor é basicamente um ato de lembrança para os protestantes a onde ali é representada a comunhão com Cristo Jesus que se deu por todos nós em favor de nossos pecados.

A comunhão com os irmãos serve para fortalecer o Espírito Santo de Deus que habita em nós, e claro, nosso chamado é para servir, mas também para termos amigos, aliados, e irmãos sempre conosco ! Não fomos feitos para nos isolar.

Na igreja ICAR (Católica, apostólica romana) o pão e o vinho da ceia representam o corpo e o sangue de cristo por meio de uma consagração. Já os reformados não tomam a ceia com este pensamento, é apenas uma comunhão com o senhor que nos lembra do quão grande foi o sacrífico de amor que ele fez por nós! 

"E , tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” (Lc 22. 19-20)

Agora vamos responder algumas perguntas bastante frequentes sobre a ceia do senhor dentro do prédio da igreja, e das celebrações, sendo elas:

 Devo ser batizado para cear? 

Esta é uma das perguntas mais frequentes sem a menor sombra de duvida. A bíblia não nos diz diretamente o que pode ou não ser feito, ou o que deve ou não ser praticado de forma direta, ela é um livro para estudos, e aprofundamento, você só conhecerá verdadeiramente a palavra quando se empenhar em lê-la e tomar para si o conhecimento, dá água da vida, que é de graça, e em abundância. (Apocalipse 22:17)

Vamos analisar algumas passagens do livro da vida para termos uma breve noção se devemos ou não ser batizados para exercer o ato de cear ao senhor.

Atos 2.38: Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. (Atos 2.42).

O batismo é a confirmação que você faz não só para você e para o Espírito Santo que habita em vós, e diante da comunidade que você crê que Jesus Cristo é o seu único salvador e redentor.

Agora analisemos uma das passagens mais conhecidas pelos Cristãos:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28.19-20).

Note que o versículo 20 diz "ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho ordenado". Fazer discípulos não é apenas falar de Jesus, mas fazê-los crer, e aceitar Jesus em suas vidas não só para remissão dos pecados, mas também para que recebam o Espírito Santo de Deus, e possam viver em comunhão e ser o diferencial na comunidade. E uma das coisas que Jesus ordenou a todos foi que "arrependessem dos seus pecados".

Quando estamos no mundo, estamos vivendo em pecado. Claro que uma pessoa que batizou não é santa, ela irá passar por provações e encontrará muitas dificuldades, mas Deus nunca dá um fardo maior do que aquele que se pode carregar.

A vida em Cristo é como se fosse um vídeo game. Quando você está em pecado e tem consciência disso e quer mudar a sua vida se batizando por que Deus tem poder sobre a sua vida, Deus se alegra disso, e quando você desce as águas, ele recomeça a sua vida. Você se torna uma criatura nova, as coisas velhas já se passaram. (2 Coríntios 5:17)

"Eis que faço nova todas as coisas" - Apocalipse 21:5

Em 1 Coríntios 11:29: Por que o que come e bebe indignamente, come e bebe para própria condenação.

A partir do momento que você quer participar de uma ceia, você tem que ter a absoluta certeza de que os seus caminhos estão voltados para o senhor, por que você obedece os mandamentos que lhe foram impostos, e você foi chamado para servir, para obedecer.

É preciso fazer uma análise da sua vida sobre como você está, e se você anda ou não em pecado. Algumas pessoas acreditam que não é necessário ser batizado para cear, mas na minha visão eu creio que sim é preciso.

O batismo ele é um dos primeiros passos que comprovam que você está de fato buscando a Deus por amor, e que você reconhece o sacrifício que ele teve por nós, todo o amor e toda compaixão.

E a partir dali nasce, arde, transcende um fogo que destrói barreiras em nosso ser que antes no mundo não podiam ser transcendidas.  

Se você está em pecado, e ceia, você não está discernindo o corpo do senhor, por que no ato do pecado você tinha a plena consciência de seus atos, e um dos dons do Espírito Santo, é o auto controle.

Isto é um fato explícito em Gálatas 5:22-23: Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Se você está em pecado em deseja cear... Arrependa-se ! Se estiver no mundo, arrependa-se e batize-se para participar sem peso na consciência. Se você já for batizado e estiver com a consciência pesada, não examine os seus pecados, examine a si mesmo e aquilo o que você acha que acredita. O cair é do homem, mas o levantar é de Deus, e já que o domínio próprio é um fruto do espírito santo, você pecou, tendo consciência, e tudo o que você faz, tem consequências.

Digo, e repetirei sempre: De Deus não se zomba, por que isso que o homem plantar, isto também ceifará. - Gálatas 6:7 

Nota: O intuito desta publicação não foi para que você que não é batizado fique com medo da "ira de Deus". Ele é bondoso e misericordioso, e a sua misericórdia dura para sempre, por que ele te ama, e ele quer o melhor para sua vida. Longe das impurezas da carne, do mundo. Arrepender e reconhecer que Jesus é o seu salvador é a melhor das decisões que um ser humano pode tomar em sua vida. Tenha em mente que o que ele fez por nós, ninguém mais faria. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.