A verdadeira essência do levita.
Ser um adorador de Deus é algo incrivelmente maravilhoso, quanto mais descobre-se sobre Deus, mais você quer estar próximo dele. E o louvor é uma das mais puras formas de estar presente diante de Deus.
Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.
Hebreus 13:15
Senhor, quero dar-te graças de todo o coração
e falar de todas as tuas maravilhas. Em ti quero alegrar-me e exultar,
e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
e falar de todas as tuas maravilhas. Em ti quero alegrar-me e exultar,
e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
Salmos 9:1-2
A essência de um verdadeiro adorador, se divide em cinco partes, sendo elas:
- Um coração completamente voltado para Deus;
- Um espírito com renovo diário e ativo em orações;
- Busca pela santidade;
- Unção concedida por Deus por intermédio de súplicas;
- Amar a Deus sobre todas as coisas;
Por que eu dividi essa essência em cinco partes? O verdadeiro adorador não é simplesmente um adorador, você pode ter certeza de que todos que estão a frente da sua igreja não atendem apenas á um chamado, mas á vários. Os levitas são ministros, são profetas, são missionários, são pastores.
Um coração quebrantado em espírito e em verdade, louva ao senhor não por que pensa nas recompensas que ganhará dos céus, mas por que Deus é digno de toda GLÓRIA e de todo o Louvor.
Amar a Deus sobre todas as coisas é coisa mais fantástica que um ser humano pode adotar para sua vida. Quando se ama á Deus sobre todas as coisas, tudo o que é do humano fica em segundo plano: A carne, a tentação, as revoltas da vida, a magoa e outros mais.
Quando se está em busca de uma santidade e de um dom que você quer que Deus lhe conceda, você está sempre em comunhão com pessoas que se preocupam com o seu bem star, e te santificam juntamente á elas, por que ambos estão reunidos por um único proposito: Adorar a Deus.
Ninguém que vai para igreja louvar com o coração aberto ao mundo, apenas "cantando" agrada a ninguém. Simplesmente por que o louvor começa primeiramente no espírito para que possa se refletir na alma. A vida dos irmãos devem ser tocadas pela unção dos teus lábios e da tua vontade de exercer o trabalho de evangelizar através da música para Deus.
Se você está planejando louvar, ou fazer parte do ministério de louvor da sua igreja, eu te dou cinco conselhos básicos:
- Busque o senhor teu Deus, de todo o vosso coração;
- Ame o seu ministério;
- Faça POR amor;
- Esteja preparado espiritualmente;
- Ore ao senhor sem cessar, continuamente lhe pedindo direcionamento e vocação.
É mais que certo que mesmo que alguém não tenha vocação para louvar, seja cheio do espírito, e cheio da unção, e isso acaba se refletindo na voz do levita. Ele passa a tocar vidas de uma forma tão tremenda que o seu espírito transborda e invade vidas naquele salão, fazendo assim - vidas serem tocadas verdadeiramente - .
Aleluia!
Louvem a Deus no seu santuário,
louvem-no em seu magnífico firmamento. Louvem-no pelos seus feitos poderosos,
louvem-no segundo a imensidão
de sua grandeza! Louvem-no ao som de trombeta,
louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças,
louvem-no com instrumentos de cordas
e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros,
louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor!
Aleluia!
Louvem a Deus no seu santuário,
louvem-no em seu magnífico firmamento. Louvem-no pelos seus feitos poderosos,
louvem-no segundo a imensidão
de sua grandeza! Louvem-no ao som de trombeta,
louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças,
louvem-no com instrumentos de cordas
e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros,
louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor!
Aleluia!
Salmos 150:1-6
NOTA: Levitas não são apenas adoradores, músicos. Existem pessoas que acham que sim, que apenas adoradores recebem o título de levitas. Mas nos tempos de Moisés os levitas não tinham ligação alguma com tarefas deste tipo.
As funções dos levitas
O Dr. Henry Hampton Halley, no “Manual Bíblico de Halley” mostra que o ministério levítico era amplo em suas atividades, diferente em relação ao que se pensa em nossos dias. Os levitas tinham uma atividade honrosa que compreendia: o serviço no santuário (Nm 3.6; 1º Cr 15.2) o auxílio nos sacrifícios (Jr. 33.18,22), no transporte da Arca da Aliança, na responsabilidade para com o ensino da Lei (Dt 31.9; 22.10), na música (1ª Cr. 25.1) e, no uso da autoridade para abençoar. “Parece, portanto, que os deveres dos levitas incluíam tanto o serviço de Deus como um papel de relevância no governo civil”, conclui Dr. Halley (Manual Bíblico de Halley – p. 222, Ed. Vida – 9ª reimpressão 2011).
Davi foi o responsável por inseriu a música como parte integrante do culto, afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (1º Sm.16.23). Atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. No 1º livro das Crônicas capítulos 9.14-33; 23.1-32; 25.1-7, vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros, cantores, instrumentistas e até o tesoureiro era levita (1ª Cr. 26.20-28; 2º Cr. 5.13; 34.12).
NOS DIAS ATUAIS, todos que servem a casa do senhor também podem e devem ser chamados de levitas. Todo servo é um levita, pois carrega sobre si uma tarefa, e um chamado. Talvez não dentro da igreja, mas não deixa de ser um chamado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário